Em comemoração dos 50 anos, o Expresso viajou no tempo e recordou os restaurantes que marcaram as últimas décadas em Portugal. Óscar Geadas e António Gonçalves, foram referidos na mais recente notícia: 50 anos, 50 Restaurantes: Uma viagem pela gastronomia de Portugal.
“Todos os anos caem as hastes aos veados na serra de Montesinho. Gilberto apanha-as e utiliza-as para fazer o cabo das espátulas de manteiga e das facas de cortar a carne do restaurante G Pousada. Os irmãos Óscar Geadas e António Gonçalves, responsáveis pelo restaurante da Pousada de Bragança, conheciam-lhe o hobby e pediram-lhe que as desenhasse. Seriam uma “ode a Trás-os-Montes”, tal como todo o projeto gerido pela família Geadas na cidade.
A Pousada de Bragança abriu em 1959 e recebeu sempre as entidades oficiais. O pai de Óscar e António, Adérito Gonçalves, trabalhou aqui e serviu figuras como Marcello Caetano e Américo Thomaz, que bebeu “um vinho do Porto que parecia mel”. Entretanto, Adérito abriu com a mulher, Iracema, o restaurante O Geadas, em Vinhais, depois “transferido” para Bragança. Em 2014, já formados, Óscar e António acordam com o Grupo Pestana a gestão da pousada em paridade de marcas”