Contudo, as suas motivações académicas levaram-no a frequentar o curso de Engenharia Ambiental, pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e também pelo Instituto Politécnico de Bragança.
Naturalmente, a sua prática na restauração foi crescendo e a procura internacional foi também ela se intensificando, proporcionando distinções em Portugal e no resto do globo. Desta forma, o trabalho do chef tem sido catalisador na promoção turística e cultural da região, dando-lhe visibilidade e reconhecimento.
Sobre a Estrela Michelin: “O nosso objetivo é procurar, a cada dia, a excelência, este reconhecimento é fantástico, não podíamos estar mais felizes, mas, o que sempre nos move, é o orgulho e o prazer de trabalhar bem, num território de montanha repleto de produtos de excelente qualidade e diversidade de aromas e sabores”.
A premissa dos espaços gastronómicos do chef Óscar é, portanto, de oferecer ao consumidor uma experiência em torno dos sabores característicos da região transmontana, uma vez que existe de forma sui generis uma cumplicidade entre os irmãos Geadas e produtores da região transmontana – desde produtores de queijo, vinhos, máscaras, facas, mel, entre outros [que poderá visualizar na série Bô e Nós Aqui, disponível nos canais digitais do G Pousada]. “Se encontramos soluções de altíssima qualidade na nossa região, porque haveríamos nós de procurar esses produtos em outro sítio?”, afirma.
Embora nutra um gosto especial por todas as confecções que realiza, Óscar Geadas dá preferência ao trabalho com peixes, mariscos e cada vez mais, vegetais.
Em 2021, Óscar Geadas fez parte do elenco de jurados da edição do MasterChef Portugal, juntamente a Chef Marlene Vieira e o Chef Vítor Sobral.
Em 2023, os irmãos Geadas rumam ao Douro, a convite da Família Bouchard, para se aliarem no Bistro Terrace, em plena Quinta do Tedo.
Atualmente, Óscar revela-se essencialmente empenhado em conseguir superar as adversidades causadas pela pandemia, a fim de salvaguardar os seus espaços gastronómicos. “Com a pandemia ainda bem presente nas nossas vidas, o maior projeto que poderia ter é o de trabalhar para manter o que tenho”.